quinta-feira, 2 de março de 2017

Bancário larga carreira e fatura R$ 6 milhões com sobremesas criativas

O bancário Everson Ceshin passava, em 2011, por uma situação muito comum a quem é funcionário: a insatisfação com o reconhecimento recebido.

Ele começou sua carreira trabalhando como caixa em uma agência bancária. Depois, virou gerente e passou a liderar o atendimento de pessoas jurídicas. “Mesmo com essa ascensão, notava como uma parte ínfima do lucro que eu trazia à empresa era revertida para mim. Queria que todo meu esforço fosse devidamente reconhecido”, conta.
Então, Ceshin resolveu abandonar a vida nos bancos para virar um empreendedor, apostando em um ramo com o qual nunca havia trabalhado: o de sobremesas. Sua ideia de negócio, chamada Dr. Freeze, deu tão certo que hoje é uma rede de franquias, com faturamento anual de 6 milhões de reais no ano passado.

Ideia de negócio e diferenciais

Após largar o emprego, Ceshin abriu uma empresa de panificação. O negócio ia bem, mas ele estava procurando outras oportunidades para empreender de forma criativa. Então, fez uma viagem aos Estados Unidos.
Ceshin ficou deslumbrado com os parques da Disney: pensou como queria um negócio que reproduzisse tal encantamento. Ao mesmo tempo, o empreendedor também reparou em como os sorvetes vendidos nos Estados Unidos tinham diferenciais para combater a concorrência e a sazonalidade.
“Fazendo sobremesas mais elaboradas e investindo em estratégias de marketing e vendas, os donos de lá conseguiam ter sucesso tanto no verão quanto no inverno. E não se posicionavam apenas como sorveterias.”
Ceshin percebeu nessa combinação de fatores – gerar encantamento ao apresentar o produto e oferecer sabores diferenciados – uma oportunidade de negócio. O empreendedor passou o ano de 2015 desenvolvendo a identidade visual e os produtos, além de adiantar a regulamentação do negócio na Associação Brasileira de Franchising (ABF), para que o negócio pudesse franquear eventualmente.
Em janeiro de 2016 nasceu a primeira loja da Dr. Freeze, na cidade de Curitiba. O negócio foi pensado para gerar uma experiência lúdica no consumidor: o ambiente imita um laboratório; algumas sobremesas são feitas com nitrogênio, o que garante um “show de fumaça”; e as sobremesas possuem montagem e sabores não-tradicionais...

Exame

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