segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Bolsa Família foi a maior jogada política de um governante neste país

O lema de Lula e do PT antigamente era o seguinte: Não devemos dar o peixe para o povo e sim o anzol. Ou seja, para Lula e muitos petistas a solução para amenizar os problemas do país seria ensinar o povo a pescar dando o anzol, que resultaria em emprego para grande parte da população.
Mas a verdade é que o discurso e a estratégia mudaram, Lula e o PT perceberam que ensinar o povo a pescar demora, porém dar o peixe ( Bolsa Família) é mais rápido e prático. E a estratégia trouxe resultados: Lula atingiu uma popularidade jamais alcançada e ainda fez algo fantástico: fez com que seus adversários que antes também eram contra o Bolsa Família se utilizassem do mesmo em suas campanhas políticas ( E quem é louco para falar mal do Bolsa Família?).
O mesmo programa social do então FHC (atualmente chamado de Bolsa Família) que hoje Lula se orgulha tanto de falar já foi considerado por ele um programa de vagabundo.
As pessoas pobres do nosso país recebem uma esmola do governo sendo iludidas com a idéia de que comem três vezes ao dia e ainda podem comprar roupas e material escolar para os filhos, e tudo com menos de $ 100,00. Contra o Bolsa Famíla? Não! Sou contra os métodos. O Bolsa Família gera dependentes, não gera cidadão trabalhadores. Se o povo tem fome precisa de comida, mas também de condições (emprego) para angariar o seu pão e se sentir importante.
Perceba que o povo não está mais pedindo emprego e sim que o Bolsa Família não acabe, ou seja, para muitos é melhor do jeito que está. Simplificando: o governo finge que dar o melhor e o povo acredita que tudo está bem.
O Bolsa Família foi a maior jogada política de um governante neste país. Sinceramente o meu temor é que os futuros governantes se utilizem desse método (querendo popularidade) para oferecer ao povo esmolas ao invés de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Não é o poder que corrompe o homem. O homem é que corrompe o poder”!