Foto: Brian Snyder/Reuters
O multimilionário Donald Trump, 69, anunciou nesta terça-feira (16) que vai entrar na corrida pela Casa Branca e prometeu que, como presidente, buscará restaurar a grandeza dos Estados Unidos.
“Estou oficialmente na corrida pela Presidência dos Estados Unidos, vamos fazer nosso país grande de novo”, assinalou Trump em um pronunciamento na torre tem que seu nome, na Quinta Avenida de Nova York.
Trump, que é dono de diversos hotéis e apresenta o reality show “O Aprendiz” na rede NBC, acalenta há anos o desejo de concorrer à Presidência.
O empresário já fez críticas mordazes às políticas do atual presidente, Barack Obama, assim como criou perguntas sobre a veracidade da nacionalidade dele. Ele acabou liberando sua certidão de nascimento para acabar com a controvérsia.
Trump disse à Reuters em março que havia formado um comitê para determinar se ele concorreria e contratou pessoas para fazer esse levantamento nos Estados de Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul. Esses Estados serão os primeiros a realizar eleições de indicação de candidatos tanto para os republicanos quanto para os democratas no começo do ano que vem.
O empresário afirmou em uma entrevista que, como presidente, ele iria fomentar a criação de empregos, por exemplo, ao combater o que ele chamou de manipulação cambial chinesa, uma prática que, segundo ele, também foi adotada pelo Japão.
Ele atualmente está em nono lugar nas pesquisas do site Realclearpolitics.com de prováveis concorrentes para a candidatura republicana. Apenas os dez principais concorrentes vão se qualificar para o primeiro debate republicano em 6 de agosto, em Cleveland. (Com AFP e Reuters)
UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário