quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Juiz dos EUA autoriza investidores a processar coletivamente a Petrobras

Petrobras à beira do abismo  (Foto: Arquivo Google)
Um juiz dos Estados Unidos abriu o caminho nesta terça-feira para que investidores processem a Petrobras em grupo, em uma ação envolvendo bilhões de dólares em perdas decorrentes de um escândalo de propina e corrupção envolvendo a estatal brasileira, investigado pela Operação Lava-Jato.

O juiz distrital Jed Rakoff, de Manhattan, Nova York, certificou duas categorias de investidores — a que adquiriu títulos de dívida da Petrobras em duas ofertas públicas, e outra que comprou ativos mobiliários entre janeiro de 2010 e julho de 2015 — afirmando que suas alegações são similares o suficiente para dar continuidade à uma ação coletiva.
Uma categoria comprou vários papéis da Petrobras entre janeiro de 2010 e julho de 2015 e será liderada pela Universities Superannuation Scheme (USS), um fundo de pensão de funcionários de instituições de ensino de nível superior na Inglaterra.
A outra categoria de credores comprou títulos de dívidas em ofertas realizadas em 2013 e 2014. Ela será liderada pelo Tesouro do estado da Carolina do Norte e pelo Sistema de Aposentadoria dos Funcionários Públicos do Havaí.
Reuters


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Não é o poder que corrompe o homem. O homem é que corrompe o poder”!