terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Lixo: falta conscientização do povo santacruzense e do governo municipal!

Andando pelas ruas de nossa cidade percebemos o quanto falta educação na população e por parte do governo municipal. O lixo está em quase todas as partes. As ruas sempre estão sujas, os fiscais sempre desatentos e a sujeira se acumulando em determinadas ruas da nossa cidade. A verdade é que falta um trabalho contínuo de educação e orientação para que as pessoas aprendam a colocar o lixo em seu devido lugar.
Colocar uma placa em determinado lugar proibindo que ali não se coloque lixo e não fazer mais nada depois, é querer que aconteça algum milagre do dia para noite. Limpeza tem haver com educação. É uma questão de hábitos e isso não acontece do dia para noite, principalmente com uma população que não foi educada para este propósito.
Acari é considerada a cidade mais limpa do Brasil, mas o que muitos não sabem é que esse título não apareceu por acaso. Não é de hoje que a população vem sendo provocada a trabalhar em prol da limpeza da cidade. Um decreto municipal de 1835 já rezava o seguinte:
“Em toda a cabeça de casal será obrigado a ter limpado as frentes de suas casas nas povoações, nas quatro festas, principalmente de cada um ano, sob pena de pagar por cada vez que faltar a limpeza, duzentos réis para as despesas da Câmara”.
A verdade é que em nossa cidade nunca houve um projeto voltado para conscientização de se trabalhar com o lixo, de como manter sempre a cidade limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Não é o poder que corrompe o homem. O homem é que corrompe o poder”!