domingo, 17 de janeiro de 2010

O nosso triste judiciário

Esta semana, fomos testemunhas oculares (mesmo que através de noticiários) do ponto que o nosso poder judiciário chegou. É muita desorganização dentro de um poder que a muito tempo se mostra decadente e lento para as mudanças.
A legislação brasileira é cheia de buracos e falhas, que são conhecidas por TODOS os bons advogados e pelos juízes, porém nenhum legislador se coloca a disposição para fechar essas brechas e corrigir as falhas. Porque será que eles ignoram que a legislação, além de ser cheia de falhas, é antiga e necessita de uma reforma urgente? Eu me coloco indignado quando posso pensar que é pela comodidade e pela demora que pode levar um processo dentro do judiciário.
O caso do banqueiro Daniel Dantas que foi preso preventivamente, pela operação Satiagraha da Polícia Federal, por ter cometido os crimes financeiros determinada pelo Juiz Fausto de Santics da 6ª vara Federal de São Paulo e teve sua soltura determinada por um Habeas Corpus concedido pelo Ministro Gilmar Mendes do Superior Tribunal, no mesmo dia por falta de fundamentação. Porém 11 horas depois da sua libertação o Juiz Federal Santics determinou, novamente, a prisão do banqueiro que se viu livre horas depois com outro Habeas Corpus concedido pelo mesmo Ministro.
Esse Prende Solta deixou a população e uma parte do judiciário estarrecidos e inconformados, pois se fosse um joão ninguém não teria um Habeas Corpus determinado em um tempo recorde e por duas vezes. E o pior é que o Ministro Gilmar Mendes pode levar a uma investigação de conduta por uma “comissão de ética” o Juiz Fausto de Santics.
O Juiz fez uma declaração, que talvez seja o sentimento de todos os brasileiros:”O povo espera de um juiz é a imparcialidade e que ele fique livre de qualquer influência ou pressão”. Ele teve apoio de várias entidades e de juízes federais de diversas partes do país, que deram pesar para o Ministro Gilmar Mendes pela sua decisão.
Algo me diz que este caso vai terminar como diversos outros, em pizza. O Brasil passa a ser a maior pizzaria do mundo baseada em suas leis e determinações. eu deixo duas perguntas para você leitor: Até quando isso vai durar? Será que um dia veremos UM político corrupto ou UM criminoso do colarinho branco preso?

Blog do senadinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Não é o poder que corrompe o homem. O homem é que corrompe o poder”!