sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Reportagem do The New York Times mostra declínio da família Sarney na política brasileira

Reportagem do The New York Times mostra declínio da família Sarney na política brasileira
O Jornal mais influente dos Estados Unidos, o The New York Times, fez uma análise do declínio da família Sarney no Brasil. A matéria assinada pelo jornalista Simon Romero (chefe do escritório do Brasil), conta sobre a derrota do grupo Sarney no Maranhão nas eleições deste ano para Flávio Dino (PC do B), e a decisão de José Sarney em não concorrer à reeleição para o Senado.
A reportagem mostra, além dos Sarneys, que as tradicionais oligarquias brasileiras estão perdendo espaço, e cita o exemplo da derrota de Helder Barbalho, filho de Jader Barbalho (PMDB), para o governo do Pará. O coronelismo vem perdendo espaço nas urnas, segundo o NYT, mesmo assim, o senador Renan Calheiros (PMDB) conseguiu eleger seu herdeiro, Renan Filho, para o governo de Alagoas.
O jornal americano destaca José Sarney como torcedor do golpe militar de 64, discorre sobre sua habilidade artimaniosa de permanecer por tanto tempo na política brasileira, e trata ainda do controle que sua família mantem sobre os meios de comunicação do Maranhão, os quais utilizou para derrubar adversários e manter-se no poder, a exemplo do massacre promovido contra o ex-governador Jackson Lago.
Fonte: www.jeisael.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Não é o poder que corrompe o homem. O homem é que corrompe o poder”!