quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Desrespeito com o meio ambiente e os pedestres


É muito frequente presenciarmos verdadeiras mutilações nas árvores das ruas e avenidas de Santa Cruz. As podas exageradas parecem negar que em cidades de clima quente e seco como a nossa as plantas tornam o ambiente bem mais agradável. Isto porque elas têm a ação de purificar o ar, retendo a poeira e gases tóxicos através das folhas.
As árvores são capazes de diminuir a temperatura e a incidência da luz em pelo menos 90%, através da sombra e transpiração de vapor.
Com tantos benefícios que elas nos trazem, porque impedi-las de crescer? As podas devem ser feitas, sim, mas em galhos secos, doentes, em desequilíbrio na copa, ou ainda, se estiverem interferindo na sinalização e na fiação elétrica. Neste último caso, as podas devem ser feitas em “V” apenas para impedir o contato com a rede elétrica. Não é isto o que se vê na cidade. Além de serem escassas, as poucas árvores que temos são cortadas sem qualquer cuidado.
Pedimos à Prefeitura de Santa Cruz que dê mais atenção ao sistema de arborização da cidade. O meio ambiente e a população – principalmente os pedestres – agradecem.





Colaboração de Wilard Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Não é o poder que corrompe o homem. O homem é que corrompe o poder”!