quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A escola mais antiga de Santa de Cruz


Fundada em 07 de Dezembro de 1914, a escola Quintino Bocaiúva é a mais antiga de todas as escolas de Santa Cruz.

Desde a sua fundação, a mais velha instituição escolar santacruzense funcionou durante muitos anos no espaço onde hoje está a loja de móveis Maré Mansa. Somente a partir de 16 de Julho de 1937 ( quando foi inaugurada ) é que ela passou a funcionar no local que hoje é conhecido por todos.

Localizada na rua Cosme Ferreira Marques, Por ela já passaram figuras importantes que lá aprenderam a ler e escrever como O ex governador Iberê Ferreira de Souza, O ex prefeito Hildebrando Teixeira e tantas outras personalidades que se tornaram destaque em nossa cidade e até em nosso estado.

A escola ainda guarda relíquias que fazem parte de sua história como é o caso de um sino que durante muito tempo serviu como toque de chamada para alunos, professores e funcionários. Impressiona também o velho diário de classe com suas folhas já amareladas que datam de 1918. Guardado com carinho também está o troféu que homenageou a primeira professora de nossa cidade.

Apesar de algumas pequenas reformas, foi preservado o mesmo modelo, ou seja, a mesma estrutura física desde sua inauguração.

O nome Quintino Bocaiúva é uma homenagem ao grande jornalista e político Brasileiro que foi um dos mais valorosos defensores pela implantação da Proclamação da República em nosso país.

Esta matéria foi extraída do Jornal Destaque santacruzense com algumas pequenas alterações (Paulo César).

Obs.: Próximo dia 07 de dezembro a escola Quintino Bocaiúva estará completando 97 anos de existência e de história educacional em nosso município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Não é o poder que corrompe o homem. O homem é que corrompe o poder”!