A maratona é tida como uma das provas mais importantes das Olimpíadas, pois demonstra a superação humana sobre a distância percorrida a pé. Mas a origem da competição está ligada à disputa entre gregos e persas pela Ásia Menor, no ano de 490 antes de Cristo (a.C.). Neste conflito, chamado de Guerra Médica, houve uma batalha na planície de Marathona que foi vencida pelos atenienses.
Quando os soldados atenienses partiram para combater os persas, suas mulheres ficaram ansiosas pelo resultado, pois os inimigos haviam jurado que, depois de derrotar os gregos, marchariam para Atenas e violariam suas mulheres e sacrificariam seus filhos.
Como havia urgência em que a notícia da vitória fosse dada, o general grego Milcíades ordenou para seu melhor corredor, o soldado e atleta Filípides, que corresse até Atenas – situada a cerca de 42 quilômetros (km) dali – para levar a notícia. Ele correu essa distância tão rápido quanto podia, mas o esforço foi tão grande que ele só conseguiu dizer "vencemos", e caiu morto. Cerca de 2,4 mil anos depois, em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, Filípides foi homenageado com a criação dessa prova, cuja distância era de 40 km, mas que, desde 1908, está estipulada em 42,195 km.
Arca Universal
Nenhum comentário:
Postar um comentário