segunda-feira, 8 de abril de 2013

Morre a "Dama de Ferro" Margaret Thatcher


A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher morreu nesta segunda-feira (8) aos 87 anos vítima de um acidente vascular cerebral, informou seu porta-voz, lorde Bell.
"Com grande tristeza Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz após um derrame nesta manhã", disse Bell em um breve comunicado.
Conhecida como a "Dama de Ferro", Thatcer foi a única mulher que chegou ao posto de primeira-ministra no Reino Unido e ficou no poder entre 1979 e 1990. Foi durante seu mandato, em 1982, que ocorreu a Guerra das Malvinas, que envolveu a Argentina a o Reino Unido.
Nascida em 13 de outubro de 1925 em Grantham (norte da Inglaterra), a política conservadora procedia de uma família humilde.
Thatcher ganhou as eleições de 1979 em um momento no qual o Partido Trabalhista estava enfraquecido e o país estava paralisado por greves e pela crise econômica.
Sua chegada ao poder significou uma completa transformação do Reino Unido: a "Dama de Ferro" apoiou a privatização de indústrias estatais e do transporte público (trens e ônibus); empreendeu uma reforma dos sindicatos, que praticamente foram retirados do poder; diminuiu impostos e gastos públicos e adotou uma flexibilização trabalhista.
Nota do blog: mesmo garoto já gostava de assistir os noticiários, principalmente o jornal Nacional e lembro que nessa época o nome de Margaret Thatcher era um dos mais badalados não só aqui no Brasil, mas também em todo o mundo. Suas decisões influenciaram não apenas a Inglaterra, mas também outros países como o próprio Brasil. Até no estilo de se vestir ela também influenciou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Não é o poder que corrompe o homem. O homem é que corrompe o poder”!