No coração da favela mais povoada de São Paulo, onde aproximadamente 200.000 habitantes não são donos nem de suas próprias casas, Mark Zuckerberg acaba de plantar uma semente que pode render-lhe milhões de dólares.
Facebook inaugurou em uma ruela de Heliópolis, a oito quilômetros do centro de São Paulo, um laboratório com 15 computadores onde ensinará os moradores a usar a rede com responsabilidade, mas principalmente mostrará aos 5.000 pequenos empreendedores da comunidade como criar páginas para seus negócios, alimentá-las com conteúdo e – essa é rentabilidade do projeto – promovê-las com a publicidade do próprio Facebook, anúncios que a partir de um real prometem alcançar os murais de milhares de potenciais clientes. Pela primeira vez em seus onze anos de vida, a companhia investe em uma favela, um gigantesco e crescente mercado ignorado por muitos, mas no qual já entraram marcas como a Coca-Cola ou a Ambev, a maior empresa de cerveja do Brasil.
Alguns dados
- O Brasil, com aproximadamente 90 milhões de usuários (quase a metade de sua população), é um dos principais mercados do Facebook.
- A empresa no Brasil, onde chegou há quatro anos, teve um impacto econômico de 32 bilhões de reais e criou 231.000 postos de trabalho, segundo um estudo da Deloitte encomendado pelo Facebook.
- Mais de três milhões de pequenos empreendedores no Brasil já criaram uma página no Facebook, ou seja, 50% das pequenas empresas brasileira já estão na rede social.
- A favela escolhida pelo Facebook é a mais povoada de São Paulo e 90% de seus moradores usa a rede social.
- Fonte: www.msn.com
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