Os internautas brasileiros estão entre os que passam mais horas conectados à internet. E boa parte delas é gasta em redes sociais.
O tempo online já ultrapassa o que antes era dedicado à televisão, de acordo com a pesquisa divulgada em dezembro de 2014 pelo Ibope. Num outro estudo realizado pela consultoria ComScore, por mês, os brasileiros passam 12,9 horas curtindo e compartilhando postagens de seus amigos em redes sociais, mais do que o dobro do período médio do resto do mundo, de 5,7 horas.
Não há nada de errado em conciliar o tempo das tarefas diárias com uma conferida nas postagens dos amigos e nas fan pages preferidas. O problema é quando a distração se torna a ocupação principal e acaba prejudicando o rendimento no trabalho e nos estudos.
Veja, a seguir, algumas dicas para quem quer reduzir o tempo conectado, sem que para isso seja preciso excluir os perfis nas redes sociais.
Tratamento de choque
– Desabilite as notificações do aplicativo de e-mail, Instagram, Facebook, Twitter;
– Silencie as conversas nos grupos mais ativos no WhatsApp;
– Procure aumentar o intervalo de tempo entre as verificações de novas mensagens nas redes sociais;
– Quando estiver no trabalho, ou estudando, evite manter uma aba aberta no navegador para sites que possam comprometer a sua concentração;
– Somente habilite o chat do Facebook para um contato específico ou quando for enviar alguma mensagem.
Existem aplicativos e extensões para o navegador de internet que auxiliam na “reeducação digital”. Vale a pena buscar conhecê-los. (G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário