Amigos de uma mulher do Uzbequistão, que morreu esta semana, afirmam que ela era a pessoa mais velha do mundo, já tendo atingido a idade de 135 anos.
Eles possuem a certidão de nascimento e o passaporte de Tuti Yusupova para provar que ela nasceu no dia 01 de julho de 1880.
Eles agora querem que o Guinness Book of Records documente a conquista. A detentora do recorde atual é a francesa Jeanne Calment, com 122 anos, falecida em 1997. A morte de Yusupova aconteceu na mesma semana da de Misao Okawa, que morreu no dia 01 de abril, poucas semanas depois de comemorar seu 117º aniversário.
O funeral da Sra.Yusupova foi assistido por Baxadir Yangibaev, Presidente do Conselho de Ministros, na República Autônoma de Karakalpakstan, no noroeste do Uzbequistão. Yangibaev disse que a evidência da idade de Yusupova foi conclusiva e essa informação seria passada para os funcionários responsáveis pelo Livro dos Recordes.
Ele disse que o Uzbequistão deve ser um dos lugares mais saudáveis do mundo para se viver, já que dos 30 milhões de habitantes, 8.700 já passaram dos 100 anos.
A senhora de 135 anos de idade já foi a personagem principal de um documentário, denominado: 'Tuti Yusupova - Testemunha de três séculos’. Durante as gravações, ela disse: "Eu posso te dizer que o segredo para uma vida longa é trabalhar muito no campo e viver uma vida honesta. Tendo passado por tantas guerras, também gostaria de dizer às crianças de hoje para que tentem viver suas vidas na companhia de pessoas boas e que apreciem os tempos de paz".
Jornal Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário