segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O vírus zika pode estar causando paralisia em centenas de adultos no Brasil

mosquito-aedes-aegypti-1260x710A agência americana CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) está pedindo às mulheres grávidas que evitem viajar para 22 países com surtos do vírus zika. Ele pode estar causando microcefalia em recém-nascidos, e também foi associado a outra doença debilitante.
O vírus zika se espalhou muito rápido ao longo dos últimos meses, e está associado a um aumento dramático na microcefalia, uma doença rara em que bebês nascem com crânios anormalmente pequenos. O Brasil está no meio de uma epidemia sem precedentes: mais de 3.500 bebês nasceram com microcefalia desde outubro.
Em resposta, as autoridades de saúde em vários países pediram às mulheres para que adiem voluntariamente seus planos de gravidez. A Colômbia recomenda deixar a gravidez para o final do ano; enquanto isso, El Salvador sugere que as mulheres no país não engravidem até 2018.
A síndrome de Guillain-Barré
Além disso, o Brasil diagnosticou centenas de casos da rara síndrome de Guillain-Barré. Ela faz com que o sistema imunológico do corpo ataque as células nervosas, provocando fraqueza muscular e, por vezes, paralisia.
Segundo o New York Times, pacientes no Brasil com a síndrome não conseguem sentir texturas, calor e dor nos membros, apenas um formigamento em partes do corpo. Em casos graves, o Guillain-Barré pode causar paralisia quase total – deixando a pessoa consciente, mas incapaz de falar ou se mover, como se estivesse presa dentro do próprio corpo – além de parada cardíaca e coma...

UOL, GizmModo [CDC – New York Times – Washington Post]

Um comentário:

  1. "Segundo o New York Times...", "Ele pode estar causando...", não digo q não exista mas, tem muita gente aproveitando para aparecer nesse meio tempo e poucas pessoas com notícias sem as palavras "pode" e "segundo alguém"...

    ResponderExcluir

“Não é o poder que corrompe o homem. O homem é que corrompe o poder”!