Jon M. Taylor estuda marketing multinível há mais de 12 anos, e é considerado o principal consultor e testemunha expert em casos de vendas diretas e produtos vendidos em esquemas de pirâmide. É o autor do livro “The Network Marketing Game“, no qual expõe os problemas do MMN, um sistema que acaba se aproveitando dos laços familiares e de amizade para fins de obtenção de ganhos pessoais.
As conclusões obtidas pelo especialista sobrepõem-se à categoria de mera opinião. Suaspesquisas incluem análise de processos envolvendo empresas de MMN, análise de balancetes financeiros e dados oficiais das empresas de MMN, entrevistas e manifestações por parte de participantes de MMN ao redor do mundo, análises de planos de compensações e marketing de mais de 250 empresas, entrevistas com experts e integrantes do Poder Judiciário, experiência direta em recrutamento e pesquisas com contadores, e pessoas convidadas a participar de empresas de MMN, e consumidores.
Jon Taylor criou um sistema de avaliação de empresas de MMN, e com base nesta avaliação concluiu que várias empresas de marketing multinível apresentam características de “pirâmides” disfarçadas. Nestes casos, o índice de fracasso supera a marca de 90%. A lista das empresas avaliadas pode ser encontrada aqui. Para saber mais sobre Jon Taylor, clique aqui
Através de e-mail obtivemos a seguinte entrevista com ele:
IDD – Você investigou mais de 250 empresas de MMN. Destas, quais têm as características de um negócio legítimo? Há planos de compensações mais legítimos do que outros?
Taylor – Quanto mais planos de compensação eu estudo em MMN – e seus efeitos – mais fico convencido de que o marketing multinível é um modelo de negócio falho, que depende de distorções para prosperar. Isto porque o MMN necessita de uma expansão infinita de recrutamento em mercados finitos. Não há como recrutar uma cadeia de participantes infinitamente. A saturação de mercado significa que, quanto mais pessoas entram no negócio, menos oportunidades elas têm – em alguns caso chega a ser nula. Assim, a empresa muda para países mais vulneráveis. Milhões de pessoas são como ingressos vendidos para um trem que deixou a estação. Para ser bom e operar em marketing multinível, não pode ser marketing multinível, o que é um absurdo.
IDD – Mais de 99% das pessoas que ingressam em negócios de MMN estão condenados ao fracasso. Você concorda com esta estatística? Se concorda, por que os EUA não banem este tipo de negócio de uma vez por todas? Esta atitude certamente influenciaria outros países. O que pode ser feito para prevenir a entradas destas pirâmides em países menos desenvolvidos como o Brasil?
Taylor – Eu concordo com os números, pois trata-se de minha pesquisa (baseada em dados obtidos nas empresas de MMN) que provaram que entre 99% a 99,9% de TODOS os participantes perdem dinheiro – após subtrair mínimas despesas.
No meu site eu postei um artigo, “5 Red Flags”, sobre pirâmides com produtos. Esta foi a metodologia que utilizei quando analisei a compensação de mais de 250 programas de MMN. Em 100% dos casos, nos quais as 5 bandeiras vermelhas apareceram, o percentual de perdas era de aproximadamente 99%. Jogadores saem-se muito melhor.
No meu site, eu discuto esta questão detalhadamente. Favor acessar o site (mlm-thetruth.com) e ler a página “Regulation and Law Enforcement.” Para resumir, a indústria de MMN, representada pela “Direct Selling Association” (Associação de Vendas Diretas), ficou tão poderosa que os respectivos membros podem doar para campanhas políticas para eleição de promotores estaduais e, desta forma, “comprar” influência junto ao governo. Ex-funcionários da FTC que deveriam regular o MMN tem recebido atualmente altos valores para fazer lobby para que a FTC NÃO regule o MMN. A FTC propôs uma “Business Opportunity Rule” que obrigaria aos promotores destes negócios publicarem o ganho médio dos participantes, indices de desistência, etc. Mas a DSA conseguiu 17.000 pessoas para escreverem contra a lei. Assim, o FTC não obrigou as empresas de MMN a publicar tais dados.
Meu conselho para a população brasileira seria EVITAR TODO MARKETING MULTINÍVEL ou esquemas de vendas em cadeia – aqueles nos quais pessoas precisam recrutar outras. Quase todos perderão dinheiro.
Nota do blog.:
Esse depoimento é de alguns anos atrás, porém ainda merece nossa reflexão. Acredito
que somente o tempo dirá quem realmente está com a razão nessa história que no
momento está mexendo com a cabeça de muitos brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário