O sexo oral está no topo da lista de comportamentos de risco para câncer de orofaringe, especialmente o de garganta, à frente até mesmo do cigarro e do álcool, de acordo com cientistas da Universidade do Estado de Ohio nos Estados Unidos, que fizeram uma pesquisa e concluíram que o Papiloma Vírus Humano, mais conhecido como vírus HPV, atualmente é a principal causa da doença em pessoas com menos de 50 anos, embora o tabaco e o consumo de bebida continuem sendo importantes fatores de risco.
O papiloma vírus humano pode provocar lesões de pele ou em mucosas e existem mais de 200 variações do HPV com menores e maiores graus de perigo. Um deles é o causador de verrugas no colo do útero, consideradas lesões pré-cancerosas. Na última década observou-se um aumento significativo de casos da doença relacionados ao vírus HPV (papilomavírus humano).
Os resultados da pesquisa em Ohio corroboram com as conclusões de outros estudos sobre o tema, como o da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que foi realizado no ano passado e concluiu que pessoas que tiveram mais do que seis parceiros com quem praticaram sexo oral tinham nove vezes mais chances de desenvolver câncer de garganta, sendo que nos que já haviam tido algum tipo de infecção provocada pelo HPV, o risco subia para 32 vezes...
Com informações do Terra e do R7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário