A situação da dengue em Santa Cruz já começa a preocupar as autoridades de saúde do município. Segundo o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação (Lira) realizado em 2013, o índice de infestação é de 10,5%.
Com este índice, Santa Cruz está prestes a vivenciar uma epidemia de dengue, situação que pode gerar sérios problemas a população, pois a doença é de fácil transmissão e muito prejudicial à saúde.
Além disto, o levantamento mostra que a situação é mais preocupante no Paraíso. No bairro mais populoso de Santa Cruz, o índice chega a 18%, enquanto que no restante da cidade é de 3,1%.
Com esta situação preocupante, a Vigilância Ambiental, que coordena os trabalhos contra a dengue, começa a desenvolver ações para minimizar os problemas encontrados na prevenção a doença.
Já foram notificados 11 casos da doença. Com isto, a Vigilância utilizará o UBV portátil, equipamento que tem o veneno de combate ao mosquito transmissor da dengue, nas regiões onde tem pessoas notificadas com dengue.
Além disto, a Vigilância se reunirá com outras secretarias para elaborar um Plano de Enfrentamento da Dengue para tentar minimizar os problemas de combate a doença e evitar uma grande epidemia no município.
Fonte: blog do Édipo Natan
Nenhum comentário:
Postar um comentário