terça-feira, 29 de outubro de 2013

Morre Augusto Odone, o famoso pai que criou o Óleo de Lorenzo

  Rejeitando a opinião médica, ele mostrou que era possível prolongar a vida do seu filho.
Lorenzo Odone morreu aos 30 anos, mostrando o sucesso da fórmula criada por seu pai. Foto: Reprodução
  Augusto Odone ficou mundialmente conhecido ao ser retratado no famosofilme de Hollywood Óleo de Lorenzo, de 1992. Ele era economista do Banco Mundial e morreu na Itália aos 80 anos.
  Sua história fascinante tomou proporções gigantes quando ele recebeu o diagnóstico de seu filho. Ele nasceu com uma doença neurológica que o limitaria a apenas alguns anos de vida, de acordo com a opinião médica.
Augusto, seu pai, não aceitou a sentença de morte e começou a pesquisar disciplinas como bioquímica e farmacologia para entender, de fato, o que se passava com seu filho. Ele nasceu com adrenoleucodistrofia, um problema que provoca a formação de cadeias de ácidos graxos (gordura) muito longas, o que leva a destruição progressiva do cérebro.
Em portadores da doença, em poucos anos os piores sintomas se manifestam. Dentre eles, podemos citar a cegueira, a paralisia e problemas mentais.
Após estudar arduamente, sozinho, Augusto Odone conseguiu encontrar um tipo de mistura de ácidos graxos de oliva e de canola, batizado como Óleo de Lorenzo. Ele conseguiu apoio de um químico já idoso para promover a destilação da mistura.
Ninguém acreditava na “fórmula milagrosa”, mas os médicos ficaram perplexos quando observaram que os níveis dos ácidos graxos de cadeia longa começaram a cair para índices saudáveis.

Qual a prova de que o Óleo de Lorenzo funcionou? Lorenzo, o filho, viveu até os 30 anos de idade. A ciência, após isso, mostrou que um gene específico chamado ALD é o responsável pelo problema e que o azeite tem poder de ajudar os portadores da doença que ainda não manifestaram os sintomas.

Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Não é o poder que corrompe o homem. O homem é que corrompe o poder”!